A blogueira.

Minha foto
Escrever , Ler,Panic!At The Disco , The Beatles ,Moda, Sherlock Holmes , Seriados , Cinema, Percy Jackson e os Olimpianos e qualquer forma valida de expressar-se por meio de arte , isso é o que importa para mim.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cai o Pano de Agatha Christie.


Para resolver o último caso de sua carreira, o detetive belga Hercule Poirot volta ao local onde solucionou os primeiros crimes. Neste livro, o último de um ciclo de romances de Agatha Christie, o talento da escritora inglesa junta-se à primorosa tradução de Clarice Lispector.



Quando comecei a ler o ultimo livro da grande serie do incrível detetive Hercules Poirot não pude deixar de me lembrar da primeira vez que li algo sobre Poirot , foi logo que começou minha fase " leitora fanática" minha prima que gosta muito dos livros da Agatha Christie me emprestou  "  O Misterioso Caso de Styles " o primeiro livro do detetive  e vejam só por uma ironia do destino eu ODIEI. Porque odiei? Bem , eu estava somente lendo livros atuais cheios de referencias pop o que me fazia gostar do livro me sentir dentro da historia,então começo a ler um livro que se passa em meados da primeira guerra mundial sem os personagens ou historias clichês da atualidade  , achava velho , e entediante mas não desisti , afirmo isso com orgulho, li outros livros do impagável detetive  e  aos poucos fui virando fã hoje em dia não abro mão de uma historia de Poirot por qualquer lançamento atual. E ai esta o grande ponto , o motivo de minha resenha começar por um texto que não é a resenha do livro Cai o Pano , pois assim que terminei o livro pensei quantos jovens por preconceito similar ao que eu tinha perdiam livros incríveis , apenas por acharem velho e ultrapassado. Não pude deixar de refletir sobre como minha classe reclama/reclamava quando os livros indicados pelo colégio são livros de décadas passadas , antigamente até eu mesma reclamava. Quando comento na minha roda de amigas, muitas delas leitoras assim como eu , que li algum livro da Aghatha Christie ou quando falo incansavelmente sobre Sherlock Holmes ( algo que acontece muitas vezes já que sou LOUCA pelas historias de Holmes ) elas perguntam como consigo ler esses livros chatos , tão antiquados comentam  que  é " coisa de gente velha" preferem mil vezes assistir o filme já que é mais divertido e tem Jude Law no elenco ( não que eu esteja desmerecendo o filme ou o ator Jude Law , gosto de ambos) fico bem triste já que são livros incríveis , Cai o Pano não é apenas o final do detetive é uma grande reflexão sobre a humanidade,é inspiradora a amizade de  Arthur Hastings com Poirot assim como a genialidade , a profundidade do livro que não encontramos em muitos livros da atualidade não encontramos em muitas grandes series. Cai o Pano é um livro maravilhoso , o modo como Aghata Christie termina a historia onde tudo começou nos faz conseguir compreender a melancolia de Hastings  , não pude deixar de ficar triste  em muitas partes já que para quem leu sobre o detetive tão cheio de vida ler sobre ele mal de saúde é desconsolante ainda mais quando tudo é narrado por seu grande amigo. O ultimo caso de Hercules Poirot é o mais genial o mais completo e com o assassino mais sagas .Cai o Pano é o grande caso da carreira de Poirot. 
Então termino o post fazendo um pedido -como sei que mais de 80% de meus leitores são jovens -vamos dar mais valores a esses livros não só a Agatha Christie mas a todos os outros , as vezes detetives não irão te  agradam mas outros irão . Tem gente que não conhece metade dos escritores que são influencias para seus escritores atuais favoritos ,não podemos deixar  clássicos caírem no esquecimento!

BeijosSarahLinhares.

Um comentário:

Comente e volte sempre ao GringaGirls.